Minha Beauté: Óleo de Coco

Olá, linda Terráquea!

Feliz 2018! Espero que as festas de final de ano tenham sido maravilhosas e cheias de amor! Estou animadíssima de voltar com algumas dicas de beleza para ti! Estive experimentando algumas coisas nos últimos meses e hoje vou compartilhar 7 Usos Fascinantes com o Óleo de Coco que eu recomendo.

Tenha em mente, no entanto, que o teu corpo pode reagir de maneira diferente do que o meu. O que vais ler é minha experiência pessoal e é apenas para fins de informação geral. Sendo assim, não substitui uma assistência médica profissional. Entendido?

Leia o meu DISCLAIMER!

•••

Sem mais delongas, deixa eu te levar pelas maravilhas do óleo de coco. Vamos lá?

1. HIDRATANTE

É tão simples quanto parece. O Óleo de Coco é um emoliente natural, o que significa que ele é ótimo para bloquear a umidade. Tu podes esfregar por todo o corpo após o banho (basta ter em mente que depois de aplicá-lo na planta dos pés ficará meio escorregadio por alguns minutos, então faça isso quando estiveres sentada em algum lugar). Como um bônus, terás um brilho natural muito lindo na pele — fica hipnotizante no verão.

Qualquer tipo de pele pode se beneficiar muito com o óleo de coco quando aplicado ao rosto também. A pele Oleosa e Mista observará uma grande melhora na suavidade e na saúde geral do manto lipídico (a barreira da pele), bem como na pele Normal e Seca. No entanto, devo acrescentar que o óleo de coco pode ter duas reações opostas em pessoas propensas a acne — pode ajudar a limpar ou desencadear acne. Isso acontece por causa do seu Perfil Nutricional e eu vou explicar isso mais para frente neste artigo.

Dito isto, se tu tens pele oleosa ou mista, podes querer reservar o óleo de coco somente para o corpo. No entanto, apenas saberás qual é o efeito se tentares. Não esquece que tu podes simplesmente parar de usá-lo se não funcionar bem para a tua pele.

O óleo de coco é sólido em temperatura ambiente abaixo de 24ºC (76ºF) e derrete rapidamente uma vez que em contato com as mãos. Depois de lavar o rosto, dê batidinhas para secar. Com a ajuda de uma colher de chá, obtenha uma quantidade do tamanho de uma ervilha (talvez tu precises mais do que isso) nas mãos e aplique em movimentos circulares no rosto limpo. Se estás usando óleo de coco antes de ir para a cama, basta deixá-lo; mas se estiveres usando como hidratante diurno, tu podes deixá-lo sentar por 5 minutos e depois suavemente limpe o excesso da superfície.

 2. TRATAMENTO PARA OLHEIRAS

Embora eu esteja ciente de que os fatores que contribuem para olheiras provêm de genes, escolhas dietéticas ruins e/ou mau sono, o óleo de coco pode ajudar a minimizá-las com certeza. Como uma vantagem, isso ajuda com o envelhecimento prematuro ao redor dos olhos.

Precisarás de uma quantidade muito pequena para fazer isso. Basta esfregar delicamente em torno dos olhos, dando atenção à área abaixo dos mesmos e nos “pés de galinha” e voilá! Deixe ser absorvido durante a noite.

Eu escrevi um artigo de resenha completa sobre isso há algum tempo atrás, se estiveres interessada, clique na imagem abaixo.

lina-levien-remove-under-eye-circles-coconut-oil

 3. ENXAGUATÓRIO BUCAL

Na prática de medicina Ayurvédica, o “oil pulling” tem sido usado por mais de 3.000 anos para desintoxicar a boca, evitar o mau hálito, combater as bactérias que causam cárie dentária e ajudar a impulsionar o sistema imunológico. Tem até um livro inteiro escrito sobre oil pulling pelo Dr. Bruce Fife, e ele diz que o método atua como um limpador.

“Quando você o coloca em sua boca e trabalha em torno dos seus dentes e gengivas, ele “puxa” as bactérias e outros detritos. Por mais simples que seja, o oil pulling tem um efeito de desintoxicação muito poderoso”.

Existem duas opções quando se trata de lavar a boca com óleo de coco: o Oil Pulling de acordo com a Ayurveda que ocorre pela manhã, e o método Enxaguatório, que ocorre pela noite e é o que eu posso realizar dentro do tempo correto.

3.1. OIL PULLING

  • Beba 1 xícara de água com o estômago vazio – isso ajuda a regular e limpar o trato digestivo.
  • Derreta 1-3 colheres de chá de óleo de coco virgem dentro da boca – o número de colheres dependerá do tamanho da boca.
  • Enxágue por 10-20 minutos enquanto estiveres fazendo outra coisa. Podes sentir os reflexos de mordaça falhar um pouco nos primeiros dias, não te preocupa, a maioria das pessoas sente. Aumente o tempo aos poucos e os músculos faciais irão se acostumar.
  • Cuspa em um recipiente (vidro, copo, tigela pequena, etc.) que tu possas colocar o líquido fora na rua – é recomendável que não cuspa na pia porque pode entupir os tubos.
  • Escove os dentes normalmente.

P.S.: É crucial NÃO ENGOLIR o óleo de coco, porque todas as bactérias desagradáveis estarão lá, uma vez que enxágues a boca.

3.2. ENXAGUATÓRIO BUCAL

  • Escove os dentes normalmente.
  • Derreta 1-3 colheres de chá de óleo de coco virgem dentro da boca. Eu pessoalmente preciso de 1 colher de chá cheia porque a minha é pequena. Podes até adicionar 2 gotas de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta se desejar um hálito refrescante.
  • Enxágue a boca por 5-10 minutos. Isso foi particularmente difícil para mim nas primeiras vezes por alguns motivos, mas principalmente por causa da minha condição muscular. Comecei com apenas 5 minutos e ao longo das semanas aumentuei o tempo +1 minuto até chegar em 10. Notei que não só ajudou as minhas gengivas a ficarem mais saudáveis e meus dentes mais brancos, mas também os meus músculos se tornaram mais fortes nessa área. É definitivamente um ótimo treino facial! Então não te preocupa se não consegues fazer o tempo integral nas primeiras vezes. Continue indo que vais chegar lá!
  • Cuspa em um recipiente.

 4. MÁSCARA PARA O CABELO

Sabe aqueles dias que reservas para cuidar de ti? Bem, se a tua ideia para um dia como este envolve rituais de beleza, este é o momento para fazer esta máscara para o cabelo!

Cubra o cabelo do meio até as pontas com óleo de coco e faça um coque ou uma trança. Agora, tens 1-2 horas para que a máscara faça a magia acontecer antes de entrares no banho para lavar o cabelo – é por isso que eu disse para fazeres isso durante esses dias de beleza. Dentro destas 2 horas, coloque uma música, prepare um chá quente, faça uma máscara facial e apenas aproveite a tua própria companhia.

Não importa se o teu cabelo é fino, grosso ou seco, o óleo de coco atua como um protetor dos efeitos de secagem do shampoo e, ao mesmo tempo, ajuda a regenerar o cabelo. É uma situação que todas as partes saem ganhando!

Se tens as pontas secas, o óleo de coco também é uma ótima opção para selar a umidade. Neste caso, comece com uma quantidade mínima e espalhe pelas pontas com os dedos.

lina-levien-beauty-unexpected-ways-ro-use-tea-bags (2)

 5. CAFÉ COM ÓLEO DE COCO

Também conhecido como Café à Prova de Balas (do inglês Bulletproof Coffee) ou Café Cetogênico (do inglês Ketogenic Coffee) e é basicamente um café gordo – sim, literalmente um café com gorduras. Mais precisamente, Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), e mais de 85% de composição de óleo de coco é destas gorduras.

Quando adicionado ao café, aumenta a energia de maneira diferente do que um café preto sozinho. Essas gorduras são fáceis para o corpo queimar como combustível e dão energia distribuída ao longo do dia, ao contrário do café que te dá uma pico rápido e logo tu te sentes cansada e sem foco. Muitos atletas misturam o seu café da manhã com óleo de coco e ghee alimentado com grama (manteiga clarificada sem lactose ou caseína, porém rica em ácidos graxos de cadeia curta e média) para aumentar o desempenho e a energia.

Para preparar a minha versão do Café à Prova de Balas, só precisas:

  • Preparar o café preto na cafeteira;
  • Servir a quantidade que vais beber em uma caneca e despejar em um liquidificador;
  • Adicionar 1 colher de chá de óleo de coco virgem;
  • Misturar tudo por 2-5 minutos e servir de volta para a caneca.

Comece apenas com 1 colher de chá, porque isso realmente acelera o metabolismo – desta forma não vais ficar correndo para o banheiro durante o dia todo para fazer cocô (sim, tu lestes direito). Deixa o teu corpo se acostumar e depois adicione mais 1 colher de chá para um café mais cremoso. OK? OK.

 6. ILUMINADOR

Eu descobri isso por acidente quando eu testei o tratamento para olheiras. Provavelmente já percebestes que o óleo de coco possui partículas brilhantes naturais, e funciona lindamente como um iluminador. É tão natural e sutil, mas ainda tão eficaz, especialmente para um estilo de look viçoso – que eu amo.

Para obter o brilho, aplique uma pequena quantidade de óleo de coco nos pontos do teu rosto que desejas acentuar. Por exemplo, se o teu nariz já é pequeno — como o meu — aplique um bocadinho apenas na ponta; se queres que o teu nariz pareça mais pequeno, faça como mostra na ilustração.

lina-levien-highlighter

Uma dica bônus é misturar o óleo de coco com blushes cremosos, sombras de olhos ou batons – até mesmo matte. Podes criar uma maquiagem inteira de look viçoso com este truque – olhos glossy, lábios nutridos e um brilho natural. Esta é uma ótima opção para maquiagem no verão!

giphy-shiny

lina-levien-beauty-coconut-oil-makeup-highlighter

 7. DEMAQUILANTE

Nós conversamos sobre isso antes aqui no blog e, embora seja difícil imaginar que o mesmo ingrediente que sela a umidade é capaz de limpar a pele também, especialmente a pele oleosa. De fato, aprendemos isso na aula de química na escola. Vêm da regra que “semelhante dissolve semelhante”. O óleo de coco e o óleo natural da pele – sebo – têm as mesmas moléculas não-polares, sendo assim se aderem umas às outras porque as moléculas não-polares só se dissolvem em solventes não-polares. É por isso que maquiagem à prova d-água é muitas vezes dissolvida em algum removedor de maquiagem bifásico à base de óleo. No entanto, não há removedor de maquiagem – eu ouso dizer no mercado – melhor do que o óleo de coco virgem.

Podes ser generosa com o óleo para este procedimento. Pegue-o com a ajuda de uma colher e espalhe nas bochechas, no queixo, na testa e no nariz. Depois disso, feche os olhos e comece a remover a maquiagem em torno deles – especialmente dos cílios. Em seguida, mova para a maquiagem e sujeira no resto do rosto. Faça isso por pelo menos 1 ou 2 minutos. Podes pensar que é muito tempo, mas deixa eu te perguntar uma coisa:

Quando estás lavando a louça em casa, tu passas a esponja na frigideira suja apenas uma vez ou tu dedicas um pouco mais de tempo para que fique verdadeiramente limpa?

É o mesmo com o teu rosto! Ao longo do dia, estás exposta a todos os tipos de poluição e bactérias que colam na maquiagem e sebo no teu rosto, por esta razão tu precisas de um pouco mais de dedicação para remover tudo. Capisce?

Hora de enxaguar tudo, certo? Errado.

Química também é a razão pela qual não podes simplesmente enxaguar o rosto com água depois de executar a limpeza. A água é feita de moléculas polares, então elas não se misturam com óleo. Em vez disso, use um pano ou uma toalhinha embebida em água para remover toda a sujeira. Como bônus, a toalha também dará uma esfoliação física e o óleo não irá descascar a pele. Mesmo assim, é inquestionável que tu hidrates após a limpeza.

lina-levien-oil-cleansing-method

•••

FATOS SOBRE O PERFIL NUTRICIONAL DO ÓLEO DE COCO

O óleo de coco contém três ácidos graxos únicos: ácido láurico (ou ácido dodecanóico), ácido cáprico (ou ácido decanóico) e ácido caprílico (ou ácido octanóico) – estas são algumas das substâncias mais raras encontradas na natureza e é por isso que este óleo oferece tantos benefícios à saúde. Entre eles, propriedades antivirais, antifúngicas, antimicrobianas e antibacterianas que impulsionam o sistema imunológico combatendo formas de vida prejudiciais.

A grande maioria das gorduras no óleo de coco são triglicerídeos de cadeia média, sendo quase 50% apenas de ácido láurico. Sua específica composição química permite que o corpo os absorva por inteiro, o que leva a uma digestão mais fácil e é usado como fonte direta de energia.

O ácido láurico também é o componente que tem uma personalidade dupla quando se trata de comportamento em relação à acne. O óleo de coco na sua forma pura (virgem) tem cerca de 50% de ácido láurico e este componente, enquanto possui propriedades anti-bacterianas — portanto, atua contra a bactéria que causa acne —, também é altamente comedogênico, na escala de 0 a 5, o óleo de coco é 4 — o que significa que ele pode potencialmente entupir os poros e causar acne. No entanto, como mencionei anteriormente, isso é uma questão de adequação pessoal.

A capacidade antioxidante do óleo de coco virgem é relativamente boa devido à sua alta concentração de compostos fenólicos, como ácido ferúlico e catequina (também encontrado no chá verde). Além disso, contém ácido linoleico, ácido oleico, ácido mirístico (ou ácido tetradecanóico), bem como pequenas quantidades de vitamina E, K e ferro.

COMPRA E ARMAZENAGEM

Uma coisa é essencial para que possas desfrutar de todos os benefícios inerentes à saúde do óleo de coco: deve ser orgânico e não refinado. Em outras palavras, virgem. Há o Óleo de Coco Virgem e o Óleo de Coco Refinado ou Fraccionado (RBD Coconut Oil) – RBD significa refinado, branqueado e desodorizado – algumas destas opções refinadas tornam-se hidrogenadas, o que transforma o óleo em gordura trans sintética. Então fique longe deles!

Além do conteúdo nutricional, estes dois também diferem no nome científico e estado. O Óleo de Coco Virgem é sempre sólido abaixo de 24ºC e é chamado cocus nucifera oil em uma lista de ingredientes, enquanto que o Óleo de Coco Refinado é sempre líquido e é chamado de triacilglicerol caprílico/cáprico. Assim, se tiveres dúvidas porque o pacote não diz expressamente “virgem”, “fracionado”, “refinado” ou “RBD”, verifique essas duas coisas.

O óleo de coco é altamente estável, o que significa que não fica rançoso em temperaturas ambientes ou maiores. E tem um prazo de validade notável de 2 anos, então não precisas te preocupar em comprar o tamanho maior.

•••

Tchê! Se tu lestes até o final, muito obrigada! És a melhor! Este é o primeiro artigo de 2018 e provavelmente o mais longo desde que eu comecei com o blog. Está cheio de informações e visões úteis.

No entanto, visão sem ação é inútil, Terráquea! Nos comentários abaixo, me diga qual é A dica que queres começar imediatamente? Estou tão curiosa para saber!

Um brinde para mais um ano à frente, cheio de um bom conteúdo! Tim-tim!

Muitos beijos e até breve! 🙂

Go Nuts For Coconut Oil!

*trocadilho totalmente intencional*

lina-levien-ll-collective-pt

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s