Porque Barreiras São Um Saco e Tu Não Te Importas, PORÉM…

…como tu podes usar a tua voz para o bem e mudar isso.

Antes de prosseguirmos, quero deixar algo claro: este post não é apenas para Cadeirantes. Afinal, para criar o Desenho Universal, em outras palavras, Acessibilidade, também precisamos de Caminhantes.

Ok, agora que esta mera formalidade está fora do caminho, vamos prosseguir:

Muitas Terráqueas me dizem que amam as minhas fotografias e que a paisagem é tão linda.

E eu concordo completamente!

Mas sabe o que é ainda mais é lindo além da aparência?

A localização e acessibilidade!

lina-levien-heels-on-wheels-stadtpark (12)

lina-levien-heels-on-wheels-stadtpark (14)
Entrada sem barreiras

A maioria das cidades e vilas da Alemanha têm o seu próprio Stadtpark, que significa palavra por palavra “Parque da Cidade”. Este é o da cidadezinha em que estou morando atualmente, Limbach-Oberfrohna.

Hoje eu quero compartilhar contigo porquê eu escolhi fotografar a maioria das minhas fotos neste parque.

Primeiro de tudo, são apenas 5 minutos a rodas do nosso apartamento. É um parque pequeno, mas se comparado aos que temos na minha cidade natal Pelotas, eu diria que é grande. Tem um estacionamento, um restaurante e cafeteria sem barreiras, um pequeno zoológico sem barreiras onde eles resgatam alguns dos animais, e o parque em si é sem barreiras e com grandes passagens. E tenho certeza de que não passa despercebido como ele é lindo e bem cuidado.

lina-levien-heels-on-wheels-stadtpark (4)

lina-levien-heels-on-wheels-stadtpark (2)

lina-levien-heels-on-wheels-stadtpark (15)

lina-levien-heels-on-wheels-stadtpark (3)

lina-levien-heels-on-wheels-stadtpark

lina-levien-sakura-outfit (15)

lina-levien-sakura-outfit (14)

lina-levien-sakura-outfit (10)

L.-O. é uma cidade pequena, por isso mesmo nos fins de semana o parque não fica muito lotado (pelo menos, nas vezes que fomos). No entanto, sempre que podemos, preferimos ir nos dias de semana para fotografar. Tu já viu o Stadtpark na primavera, verão e outono nos meus posts e, sim, é ainda melhor ao vivo.

lina-levien-stadtpark-summer
Verão 2017 Panorama
lina-levien-stadtpark-autumn
Outono 2017 Panorama

Eu gostaria de ter pensado nessa ideia antes, porque eu poderia ter capturado mais em vídeo. O que o meu marido e eu juntamos neste curta-metragem é apenas uma parte da nossa coleção pessoal das minhas duas últimas sessões de fotos. Ainda assim, eu realmente espero que tu gostes!

lina-levien-heels-on-wheels-stadtpark

Eu entendo que tu podes pensar que este post é voltado apenas para Cadeirantes como eu. E honestamente, quando eu era uma Caminhante eu nem parava para pensar em porquê é um problema quando os lugares são difíceis de acessar porque as portas são muito estreitas, ou há degraus ou escadas e não há elevador, ou o banheiro é pequeno ou a rua é desigual e assim por diante.

Mas pensa comigo aqui, por quê é importante que todos se importem com isso?

Bem, primeiro quem quer construir um espaço público — escolas, universidades, restaurantes, escritórios em geral, pubs, bares, insira aqui o que quiseres. E especialmente os órgãos públicos devem se importar. Porque, sabe, nós também saímos e consumimos coisas! Nós temos contas para pagar, comida e roupa para comprar, trabalho e escola para ir e nós queremos ter tempo de diversão e lazer também.

Quando não convivemos perto de alguém que tem uma deficiência e precisa da acessibilidade, nós não pensamos neles. É como aquele velho ditado: “O que os olhos não vêem, o coração não sente”. Eu sei que é uma coisa dura de se dizer, mas é um fato. No entanto, nós poderíamos mudar este fato!

Muitas vezes, mais do que menos, as pessoas ficam surpresas ao ver Cadeirantes indo para a universidade, ou fazer compras, e ficam chocadas quando nos vêem em uma boate! Elas acreditam que somos muito inspiradores, mas isso nem toca em como nos sentimos quando somos capacitados pelo estabelecimento e seu pessoal a fazer essas coisas.

Quando tu colocas uma porta estreita ou escadas no teu restaurante, tu estás tirando um direito humano fundamental de alguém com deficiência. Tu estás sem saber (espero) dizendo: “Não há lugar para ti aqui”, “Tu não podes entrar aqui”.

Talvez possamos encontrar uma maneira de contornar as escadas para entrar, mas NÃO É DIVERTIDO. Nem para nós que nos vestimos todas bonitinhas e vamos ficar desarrumadas, e nem para quem transporta nós e as nossas cadeiras motorizadas de 140 kg para dentro e ficam colocando o coração pela boca depois — pelo menos é a minha opinião pessoal. E podemos não dizer isso em voz alta, mas vai ferir o nosso orgulho também.

Segundo, quem planeja e projeta esses lugares: os arquitetos e designers de interiores. Eu amo vocês. Quer dizer, eu queria ser uma de vocês quando eu era mais jovem. Eu acho lindo como vocês conseguen criar espaços, é uma arte. Mas também é responsabilidade de vocês ter o Desenho Universal em mente ao criar espaços públicos. Traga esta consciência e conhecimento para os teus contratadores e projetos. Se eles disserem não, feio para eles, mas pelo menos faz a tua parte.

E terceiro, NÓS! Nós Cadeirantes, nós pessoas com diferentes habilidades, nós pessoas com deficiências. Não podemos ter medo de falar! Nós somos aqueles que enfrentam estes desafios todos os dias. Não podemos culpar as pessoas por não saberem o que elas não sabem.

Deixa eu escrever de novo porque é importante:

Não podemos culpar as pessoas por não saberem o que elas não sabem.

É nossa responsabilidade sermos os mensageiros da informação. Com compaixão e amor. Te lembra que para os Caminhantes é tudo muito novo. Te torna disponível e aberta para perguntas, às vezes simples, que são de segunda natureza para nós — mas não para eles.

E Caminhantes: Eu convido vocês a se importarem. Considerem entrar na conversa e no Movimento, nós realmente precisamos de vocês. Sejam curiosos. Tenham compaixão. Sejam respeitosos.

Eu quero te deixar, não importa quem tu és, com essa citação que tem guiado tudo o que eu tenho criado no ano passado e continua guiando:

lina-levien-quotes-margaret-mead-pt

Agora eu adoraria saber de ti!

Me escreve nos comentários um lugar na tua cidade que está precisando de uma reforma de acessibilidade? Então, compartilha este link no Facebook, Twitter ou Instagram com a tua resposta. Talvez alguns proprietários de estabelecimentos prestem atenção ao quanto isso é importante.

Se tu não tens dinheiro ou muito tempo, usa a tua voz e a tua plataforma para o bem. Porque sim, rede social é a tua platforma.

E

O que tu achou do vídeo? Eu ficaria feliz em fazer alguns curtas-metragens para ti, me deixa saber nos comentários.

Com todo o meu amor,

Lina

Artigos escolhidos a mão no Stadtpark em outras estações:

lina-levien-stadtpark-spring-cherry-tree

lina-levien-stadtpark-spring

lina-levien-stadtpark-summer

lina-levien-stadtpark-autumn

lina-levien-ll-collective-pt

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s