DIY Beauty Secrets – Guia para Óleos Essenciais e de Base

Olá à todos! Lina aqui. 🙂

Eu sei que faz um tempinho, mas agora eu pretendo voltar e trazer para vocês dicas de beleza legais e orgânicas. Primeiro, eu preciso dar um guia para o que está prestes a vir nos meus próximos posts de DIY Beauty Secrets. Então, hoje vou explicar o que é um Óleo Essencial, e um Óleo de Base, bem como a forma de usá-los para fazer sua pele ficar impecável e naturalmente bela.

Aqui vamos nós:

Óleos Essenciais

Os Óleos Essenciais têm sido usados por milhares de anos, aprimorando e trazendo benefícios para a vida das pessoas. Eles oferecem uma variedade de uso que vão de beleza e fins dietéticos para bem-estar físico e emocional. Estes óleos naturais são encontrados em hastes, cascas, raízes, flores, folhas e outras partes das plantas. Eles são obtidos por meio de uma destilação cuidadosa. Após a extração, os óleos essenciais mais puros carregam o odor característico de sua fonte e são mais poderosos do que os botânicos de onde vieram.

Óleos de Base

Um Óleo de Base, também conhecido como Óleo Vegetal ou Óleo Carreador, tem a finalidade de diluir um óleo essencial, uma vez que muitas vezes eles podem ser “muito fortes” para aplicar diretamente na pele. O termo óleo carreador deriva exatamente de carregar o óleo essencial para a pele. Estes tipos de óleos são encontrados nas porções gordurosas de um botânico, como as sementes, grãos ou nozes. É obtido por prensagem à frio e geralmente falando, a maioria tem um aroma muito fraco, doce, de noz. Fazer uma mistura de Óleos Essenciais e de Base impacta nas propriedades terapêuticas e de beleza que você está procurando.

Abaixo eu listei alguns dos Óleos Essenciais e de Base mais populares:

Óleos Essenciais 
Frankincense/Olíbano/Incenso
Jasmine/Jasmim
Rose/Rosa
Sweet Orange/Laranja Doce
Sandalwood/Sândalo
Eucalyptus/Eucalipto
Rosemary/Alecrim
Lavender/Lavanda
Tea Tree/Malaleuca
Chamomile/Camomila
Clary Sage/Sálvia Esclaréia
Cypress/Cipreste
Ginger/Gengibre
Peppermint/Hortelã-Pimenta
Geranium/Gerânio
Neroli/Flor de Laranjeira
Ylang Ylang/Ilangue Ilangue

Óleos de Base
Sweet Almond/Amêndoas Doces
Jojoba
Grape Seed/Semente de Uva
Aloe Vera/Babosa
Rose Hip/Rosa Mosqueta
Evening Primrose/Onagra
Olive/Oliva
Coconut/Coco

Aspectos Importantes:

Método de Processamento: Óleos essenciais e de base necessitam de um cuidadoso processo de destilação e prensagem à frio. Frio é palavra-chave aqui. Eles devem ser extraídos em condições frias, mantendo sempre baixos níveis de calor. A alta temperatura irá prejudicar os nutrientes do óleo e, consequentemente, ele terá uma qualidade inferior. Então, sempre leia os rótulos.

Preço: Isso pode variar com base em muitos fatores, tais como: o botânico de onde é feito, o método de processamento, se é orgânico, a quantidade que você está comprando e a fonte de aonde é comprado. Normalmente, um óleo puro com uma ótima qualidade não é tão barato. Se for, você pode ter certeza que ele tem uma qualidade inferior e/ou foi adulterado.

Viscosidade, Aroma e Vida Útil: Óleos essenciais e óleos de base podem ser classificados como finos, médios e espessos. O aroma e a vida útil dependem do óleo, os óleos essenciais podem oxidar e perder seus benefícios terapêuticos, enquanto os óleos de base podem ficar rançosos. Por exemplo, se seu óleo de base cheira muito forte e amargo, provavelmente ficou rançoso. Isso não acontece com óleos essenciais. Vou escrever sobre os aspectos específicos de cada óleo em postos individuais.

Óleos Vegetais não são Óleos Minerais!

Óleos Minerais e Petroleum Jelly (Vaselina) são subprodutos da produção de petróleo. Eles não são de origem natural e botânica e eles nunca devem ser usados como óleos transportadores! O óleo mineral é usado em óleos de bebê e em muitos hidratantes disponíveis, pelo simples fato de ser um óleo barato de ser manufaturarado. No entanto, pode obstruir os poros impedindo a pele de respirar naturalmente e prevenindo as toxinas de deixar o corpo através do processo natural de transpiração.

•••

Eu realmente espero que você tenha gostado deste pequeno guia. Foi muito difícil escrever sobre um assunto tão rico, que move tanto meu coração, em uma quantidade limitada. Eu só queria explicar o que é o quê. Em posts futuros, vou estar escrevendo profundamente sobre cada óleo que eu amo, assim como dar dicas sobre como misturá-los para atingir seu maior potencial de acordo com seu tipo de pele e preocupações.

Se você tiver alguma dúvida, por favor deixe-me saber!

Muitos beijos e até breve! 🙂

Foto: June Meymand

lina-levien-ll-collective-pt

3 Comments Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s