“Verão, sol e tudo quentinho!” – Como cuidar da sua pele no verão

Olá, Lina aqui! 🙂

O clima está ficando mais quente, os dias estão mais longos e há mais tempo para ficar fora de casa fazendo todos os tipos de atividades que você adora fazer no verão enquanto ainda está dia. No entanto, com esta época do ano se aproximando no Hemisfério Norte algumas precauções devem ser tomadas, como proteger a pele dos raios solares.

Aqui na Alemanha noto que as pessoas ficam muito animadas quando o verão se aproxima, porque normalmente temos apenas 3 bons meses de verão, e os outros 9 são na maioria das vezes nublados e frios, por isso quando está ensolarado e quente todos estão fora de casa aproveitando o sol o máximo possível.

Todos nós precisamos de exposição ao sol, porque essa é a principal fonte de vitamina D que ajuda o nosso corpo na absorção de cálcio para ossos fortes e saudáveis. Mas a exposição desprotegida aos raios ultravioletas do sol (UV) repetidamente pode causar: danos à pele e aos olhos, supressão do sistema imunológico e câncer de pele.

A luz solar contém 3 tipos de raios ultravioleta: UVA, UVB e UVC.

1. UVA: Estes raios passam facilmente pela camada de ozȏnio e penetram na pele muito profundamente, causando o envelhecimento precoce da pele, rugas e com exposição suficiente, câncer de pele como o melanoma. Você também tem que proteger a pele dos raios UVA em dias nublados.

2. UVB: Estas são as raios que são absorvidos pela camada de ozȏnio mas alguns deles passam por ela, o suficiente para causar-lhe queimaduras solares, cataratas e efeitos sobre o sistema imunológico.

3. UVC: raios UVC são os mais prejudiciais, mas eles são bloqueados pela camada de ozônio e não atingem a Terra, por isso, teoricamente, você não precisa se preocupar com eles.

Então, aqui está uma lista de coisas que você pode fazer para se proteger contra danos UV:

  • Usar Protetor Solar

Está bem. Eu sei que você provavelmente está cansado de ouvir isso, mas aqui estou eu para te dizer novamente: Sério, use protetor solar. Ponto final. Não importa se você tem a pele negra ou clara. Não importa se é verão ou inverno, ensolarado ou nublado. Faça um favor a sua pele e use um protetor solar todos os dias.

  • Evitar os raios mais fortes do dia

Entre 10:00 e 16:00 é o período de tempo em que os raios solares estão mais fortes, e se você pode evitar sair de casa durante este tempo, ótimo. No entanto, este é um longo período de tempo, e quem quer se esconder dentro de casa quando o dia está bonito para atividades ao ar livre?! Então, certifique-se de aplicar e reaplicar o filtro solar e buscar alguma sombra sempre que puder.

  • Manter-se hidratado

Beber água é uma parte importante para se manter saudável, ainda mais em dias quentes. Quando você está suando você perde água que o seu corpo precisa para funcionar corretamente. Sendo assim, quanto mais você suar mais você deve beber. Além disso, tente não esperar até você sentir sede, porque isso ajuda a manter os níveis de água no seu corpo elevados, sem ter o perigo de eles caírem demais e você acabar desidratado. E ainda mais, a água faz sua pele parecer mais bonita.

  • Usar um protetor labial FPS 30

Manter os seus lábios protegidos dos raios solares é também muito importante. E você pode encontrar um protetor labial adequado facilmente em uma farmácia.

nivea-sun-lipbalm

  • Usar roupas adequadas

A menos que você esteja na praia vestindo suas roupas de banho, você pode dobrar a proteção na sua pele formando um escudo dos raios UV, vestindo roupas adequadas. Coloque a mão dentro das vestes e certifique-se que você não pode vê-la através da peça. Tecido de algodão é ótimo para isso.

  • Usar óculos de sol

Sim. Você também deve proteger seus olhos dos raios solares. A exposição directa pode causar queimaduras nas córneas e cataratas. Então, certifique-se que você está vestindo óculos de sol 100% de proteção UV.

  • Usar chapéus

Uma das coisas que eu mais amo sobre o verão é que você pode usar chapéus super estilosos, eu sou um amante de chapéu então eu sou suspeita para julgar, MAS você realmente deveria usar chapéus se você estiver na praia ou não. O chapéu irá fornecer proteção para o seu rosto, prevenindo a sua pele do envelhecimento precoce e rugas.

lina-levien-summer-hat

•••

Minhas dicas importantes quando você está selecionando um Protetor Solar:

  1. Escolha um protetor solar que protege contra ambos os raios UVA e UVB (procure as palavras “broad spectrum” no rótulo ou PA e FPS).
  2. Escolha um PA ++++, se puder. spf-50
  3. Escolha um FPS 30 ou mais para evitar queimaduras solares e bronzeamento.
  4. Escolha um filtro solar que diz “nonacnegenic” ou “noncomedogenic” no rótulo, que irá ajudar a manter os poros limpos.
  5. Não use filtros solares com PABA, porque eles podem causar alergias de pele.

Notas Adicionais:

  • FPS significa Fator de Proteção Solar e refere-se à quantidade de tempo que você pode ficar exposto a raios UVB sem queimar, e não à força do protetor solar
  • PA significa Grau de Proteção dos raios UVA e é baseado na reação Persistent Pigment Darkening (PPD) de leitura em 2-4 horas de exposição ao sol. Está nivelado de PA+ até PA++++, quanto mais + mais proteção contra os raios UVA.
  • Mesmo que muitos produtos sejam rotulados como “broad spectrum”, eles podem não dar uma proteção eficaz contra os raios UVA e UVB. Portanto, procure os que contêm: óxido de zinco (zinc oxide) e dióxido de titânio (titanium dioxide).
  • Alguns medicamentos podem aumentar a sua sensibilidade ao sol. Então, se você estiver tomando medicação, aumente a sua proteção solar. Mas para ter certeza pergunte a um médico ou um farmacêutico, porque às vezes nem mesmo protetor solar é suficiente para proteger a pele da sensibilidade ao sol causada por medicamentos.
  • Aplique um protector solar com FPS maior quando você estiver em torno de superfícies reflexivas que intensificam os raios de sol, como: água, areia e até mesmo concreto. Isso também se aplica para os dias nublados e frios
  • Aplique o protetor solar em todo o corpo e não se esqueça das orelhas, mãos, pés e atrás do pescoço.
  • Leia o rótulo do seu protetor solar, que muitas vezes indica quantas vezes você precisa aplicar (normalmente a cada 2 horas, mesmo que seja à prova d’água).
  • Se você é como eu e não gosta de torrar sob o sol mas ainda assim quer ter um bronzeado, tente fingir com um auto-bronzeador solar. Apenas certifique-se de escolher um com uma boa proteção UV, porque muitos oferecem muito pouco ou nenhuma.
  • Agora, aqui está o problema para a maquiagem: eu disse lá em cima para escolher protetores solares com dióxido de titânio e óxido de zinco pela sua capacidade de proteção UV. No entanto, esses 2 ingredientes são responsáveis pelo “efeito de flashback na maquiagem” que vemos tanto. Então, se você está pensando em tirar fotos com flash direto, não utilize estes filtros solares em baixo da maquiagem, porque caso contrário você vai aparecer com o rosto branco nas fotos. (Além disso, verifique as etiquetas das suas outras maquiagens, e procure por estes 2 ingredientes, incluindo sílica).

•••

Então, teve várias informações hoje. Espero que tenham gostado. Mas me diga, como você lida com o verão e sol? Você protege a sua pele? Você usa algum protetor solar em especial? Deixe-me saber na seção de comentários.

Muitos beijos e até breve! 🙂

lina-levien-ll-collective-pt

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s