Minha Beauté: 3 Novas Máscaras Orgânicas Favoritas

Minha filosofia sobre cuidados com a pele mudou muito desde que comecei o blog em 2016, e ainda está evoluindo. Embora eu ame passar adiante o que estou aprendendo, quero ter certeza da minha posição como consumidora e de alguém que compartilha informações online, porque é uma responsabilidade enorme e eu levo isso a sério.

Afinal, conhecimento é poder, e quando tu possuis os meios para cuidar da tua saúde física, mental e espiritual, tu alcanças um certo controle sobre quem és é e o que representas.

Dito isto, eu pensei que era hora de compartilhar uma versão atualizada de Máscaras Orgânicas DIY.

1. Mel Puro & Mel Manuka

Desde os tempos antigos, o mel puro tem sido usado por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Sendo usado para tratamento e prevenção de acne, bem como clarificar os poros e, simultaneamente, fornecer umidade para a pele. O mel também é cheio de antioxidantes, o que significa que é ótimo para retardar o envelhecimento prematuro. Suas poderosas propriedades umectantes e calmantes dão um impulso à tez, fazendo com que a pele tenha um viço natural e bonito.

POR QUÊ O MEL DE MANUKA É DIFERENTE?

O mel de Manuka (Leptospermum scoparium) é um mel monofloral produzido apenas na Nova Zelândia a partir das flores das árvores de Manuka. Todos os tipos de mel têm uma propriedade anti-séptica, porque contêm peróxido de hidrogênio (que pode atuar como um ingrediente mais suave do que o peróxido de benzoíla ao combater as bactérias da acne). No entanto, o mel de Manuka é tão especial porque contém propriedades antibacterianas naturais extremamente potentes que não são encontradas em outros tipos de mel. Desta forma, estas atividades antibacterianas funcionam sinergicamente — aumentando seus efeitos.

Existem dois sistemas de classificação muito específicos e certificados para garantir a pureza e a qualidade da força antibacteriana presente no mel de Manuka. Eles são encontrados nos rótulos:

  • UMF® (Unique Manuka Factor – Fator Único da Manuka): é a classificação padrão da indústria e só pode ser usado por produtores licenciados que atendam aos critérios definidos, o que garante que o produto seja 100% puro e possua a propriedade antibacteriana exclusiva não-peróxida. A classificação deste não-peróxido tem uma relação direta 1:1 com o padrão de fenol, que é um desinfetante. Dito isto, uma classificação UMF de 20+ é equivalente em força a uma solução de 20% de fenol.
  • MGO™: é usado principalmente pela Manuka Health New Zealand Ltd e representa o composto ativo Metilglioxal (Methylglyoxal), encontrado no pólen das flores da árvore de Manuka. Diferente do UMF, que compara o desempenho antibacteriano a um fenol, o MGO mede simplesmente a quantidade de metilglioxal. Quanto mais alta a classificação MGO, maior a propriedade antibacteriana.
lina-levien-manuka-tree
Árvores de Manuka

Esta árvore nativa da Nova Zelândia tem um curto período de floração, o que torna crucial a colocação de colméias e o momento da colheita. Assim, nem todo o mel Manuka tem UMF e os que têm, variam em força de 5 a 20+. É recomendado o uso para níveis terapêuticos de UMF 10 a UMF 15, mas superiormente eficaz contra uma ampla variedade de bactérias muito resistentes de UMF 15+ a UMF 20+.

Eu entendo que nem todo mundo tem acesso ao Mel Manuka, então não te estressa! Meu objetivo aqui é passar adiante as informações, ok? OK. O Mel Orgânico Puro também possui propriedades antibacterianas naturais, embora menos fortes. E o mel, em geral, é antibacteriano, antioxidante e umectante, como mencionei anteriormente.

HORA DE MASCARAR:

Tu podes usar essa máscara como um tratamento localizado para acne ou aplicar uma camada fina em todo o rosto e deixá-la de 10 a 15 minutos. Depois disso, basta remover com um pano de musselina ou uma toalhinha e água morna.

•••

2. Chá Verde & Matcha (Mate)

Eu amo amo amo beber chá verde (2 xícaras por dia no mínimo!) e chá matcha-cha-cha por uma tonelada de razões; eles são saudáveis, gostosos e o Matcha me faz lembrar do meu amado chimarrão. Mas também podes desfrutar de suas propriedades topicamente! Eles são ótimos para a pele oleosa, mista e com tendência acneica.

Estudos científicos sugerem que os polifenóis (moléculas antioxidantes encontradas em muitos alimentos que têm propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias) encontrados no chá verde podem ajudar a diminuir a produção de sebo e descongestionar os poros de cravos e espinhas.

O chá verde também contém um componente natural que é um antioxidante muito poderoso, o EGCG, que protege as células da peroxidação lipídica e o dano ao DNA induzido por radicais livres reativos. Estudos experimentais mostraram que os polifenóis do chá verde demonstraram maior proteção antioxidante do que a vitamina C e E.

AGORA, A DIFERENÇA ENTRE CHÁ VERDE E MATCHA:

O chá verde é como a maioria dos outros chás, as folhas são colocadas em um filtro ou diretamente em um xícara com a temperatura da água em torno de 70°C — mas isso depende do tipo de chá — e antes de beber, tu removes as folhas. Com chás de boa qualidade, podes preparar de 2 a 4 infusões destas mesmas folhas.

O negócio com o Matcha e porquê ele é tão mais poderoso do que o chá verde é que, apesar de eles serem feitos da mesma folha, o Matcha É as folhas em pó. Quando tu misturas com água, estás consumindo toda a folha, não apenas a infusão! E é por isso, minha Terráquea, que Matcha é uma potência.

lina-levien-matcha-green-tea

HORA DE PREPARAR:

  • Prepare o chá verde ou misture o pó matcha com água quente (aproximadamente 70°C).
  • Coloque alguns discos de algodão dentro de um vidro com tampa (pode ser um vidro reutilizável, tipo de pepino em conserva).
  • Despeje o chá no vidro para mergulhar os algodões.
  • Feche e guarde na geladeira até gelar.

HORA DE MASCARAR:

Para usar, tu só precisas colocar os discos de algodão frios distribuídos pelo o teu rosto. Deixa por cerca de 10 a 15 minutos e voilá!

•••

3. Gel de Aloe Vera (Babosa)

Aloe vera é uma daquelas plantas que tem sido usada por quase 2.000 anos por causa de seus benefícios ilimitados para a pele e o corpo. Esta bela planta verde e suculenta é composta 99% de água, mas o restante 1% é onde a mágica acontece.

A Babosa contém uma enzima chamada bradicinase e hormônios como auxinas e giberelinas que têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando a acelerar a cicatrização de feridas. É também calmante e relaxante, ajudando a reduzir o calor que piora as condições da pele, como eczema, rosácea, erupções cutâneas e pele desidratada.

O gel de Aloe vera também contém vitaminas antioxidantes, como A, C, E, B12, ácido fólico e colina, que neutralizam os radicais livres, bem como estimulam diretamente as células de fibroblastos que promovem a produção de colágeno e elastina. Os aminoácidos amaciam as células endurecidas da pele e o zinco atua como um adstringente para “diminuir” os poros — só para citar alguns.

Tu encontras pacotes prontos para vender no mercado, mas é difícil confiar quão puros eles são sem um certificado. Eu tenho certeza de uma coisa: gel puro de babosa definitivamente NÃO é verde. Devo dizer que orgânico e fresco é sempre melhor, então, se tu tens habilidades com facas, compra uma plantinha de aloe e terás certeza de que o teu gel transparente é puro.

HORA DE PREPARAR – OPÇÃO 1:

  • Para remover uma folha da parte mais externa, corte-a levemente na diagonal, perto da base da planta.
  • Coloque a folha cortada na vertical em um copo em uma posição ligeiramente inclinada por 10 minutos. Isso permitirá que a seiva de resina escura seja drenada da folha.
  • Lave as mãos antes de extrair o gel de aloe vera, para não contaminá-lo.
  • Lave a folha em água corrente.
  • Corte as bordas serrilhadas da folha usando uma faca afiada.
  • Faça uma incisão no meio da folha e retire a pele.
  • Retire o gel de aloe vera com uma colher e coloque em uma tigela. Tente evitar a parte amarelada da polpa porque contém toxinas.
  • Misture o gel por 30 segundos em um liquidificador para uma pasta lisa.
  • Transfira-o para um vidro com tampa e guarde-o na geladeira. O gel de aloe vera fresco, sem conservantes adicionados, permanecerá bom por uma semana quando mantido refrigerado todo o tempo.

HORA DE PREPARAR – OPÇÃO 2:

  • Corte a folha, escorra a resina, lave as mãos e a folha.
  • Esprema e lixe a folha em direção a um final aberto, até que todo o gel esteja fora.
  • Se quiseres um gel mais grosso, pule a parte do liquidificador também.
  • Guarde-o na geladeira dentro de um vidro com tampa.

HORA DE MASCARAR:

Se o teu gel é mais liso, tu podes molhar os discos de algodão com o gel e colocá-los sobre o teu rosto. Ou se o teu gel for mais espesso, coloque um pouco com uma colher e espalhe-o diretamente no rosto. Deixe por cerca de 10 a 15 minutos. Depois disso, basta removê-lo com um pano de musselina ou uma toalhinha e água fria.

•••

É isso que tivemos para Abril, sua linda!

Tem sido um mês incrível, cheio de coisas favoritas e alguns momentos de aprendizado também — os quais eu enviarei apenas para a LL Collective amanhã!

Se tu ainda não és um membro, clique aqui e te torna um!

Muito obrigado por ler, comentar e compartilhar! Até o próximo!

Com todo o meu amor,

Lina

Artigos relacionados e escolhidos a mão para ti:

lina-levien-facial-masks-every-skin-type (2)
Máscaras Faciais para cada tipo de pele
lina-levien-beauty-unexpected-ways-ro-use-tea-bags (2)
3 maneiras inesperadas de usar Bolsas de Chá
lina-levien-cleansers-toners-all-skin-types (2)
Limpadores e Tônicos para todos os tipos de pele

lina-levien-ll-collective-pt

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s