“As meninas só querem ter direitos humanos fundamentais”.
Eu acredito que esta frase realmente resume o que o Dia Internacional da Mulher deve ser sempre sobre.
Hoje não é um dia para falar sobre a versão romântica divina do que é ser uma mulher.
Hoje não se trata de ser comemorada por ser multi-tarefa que cuida do dinheiro, da casa e da família sozinha e sempre parece impecável e em sapatos de salto alto.
Hoje é um dia para LEMBRAR quão doloroso é ser uma mulher — e mulheres brancas, estejam cientes: Nós Somos Privilegiadas.
Hoje é um dia para lembrar que, enquanto as mulheres brancas estavam lutando pelo direito de trabalhar, as mulheres negras já estavam “trabalhando” desde a escravidão.
Hoje é um dia para lembrar sobre as mulheres indígenas, as mulheres muçulmanas e as mulheres refugiadas, e as mulheres que ainda são meninas, mas que foram forçadas a serem a mulher de um homem.
Hoje é um dia para lembrar que as mulheres com deficiência ainda estão lutando pela dignidade. A dignidade de ir e vir, onde quer que desejamos, a dignidade de ser vista como alguém com capacidade diferencial e não incapacitada.
Hoje é um dia para lembrar todas as mulheres que vieram antes de nós e lutaram para possibilitar o nosso presente.
Hoje é um dia para agradecer à todas as nossas antepassadas que acreditavam que, independentemente do sexo, raça, aparência do corpo, localização, todas(os) nós somos dignas(os) de direitos humanos fundamentais.
Hoje é um dia para agradecer as mulheres que ainda estão lutando porque acreditam em um futuro melhor para nós e para aquelas que virão depois de nós.
Hoje é um dia para ter esperança pelas futuras mulheres que estarão vivendo em um presente melhor, mas ainda estarão lutando por aquelas que virão depois delas.
Hoje é um dia para lembrar que somos um, e nossa diversidade e opiniões diferentes nos fortalecem e não nos enfraquecem.
Hoje é um dia para SABER que o Feminismo não é “odiar homens”, é apenas lutar para que os direitos humanos sejam, de fato, aplicados a todos os seres humanos.
Hoje é um dia para saber que o Feminismo não teria que existir se vivêssemos em uma sociedade justa.
Hoje é um dia para saber que, quando falamos sobre Feminismo, não devemos esquecer sobre raça, gênero e privilégios.
Hoje é um dia para saber que o Empoderamento não é sobre ter liberdade financeira ou ser empresária ou não usar maquiagem.
Hoje é um dia para saber que o empoderamento é dar poder, e não perpetuar a opressão ao estar em posições de poder.
Hoje é um dia para olhar dentro de você e perguntar o quê significa ser uma mulher — criticamente.
Hoje não é um “Feliz” Dia Internacional da Mulher.
Hoje é um Dia de Lembre-se das Mulheres.
Esta flor é de mim, uma mulher, para todos os seres humanos valentes. ❤