Verão & Protetor Solar

O verão começou, astronomicamente falando, e com ele os níveis mais fortes de raios UV. No ano passado eu publiquei um artigo no blog dando-lhe ótimas dicas sobre como cuidar da sua pele no verão e expliquei a importância de usar protetor solar quando você está fora desfrutando deste clima maravilhoso. No entanto, eu decidi ir um pouco mais longe sobre conselhos relacionados ao protetor solar e escrever um artigo complementar.

A nossa pele tem a sua própria barreira de proteção natural contra o sol, que dura por períodos variados, dependendo do tom da pele. Durante este tempo, podemos estar no sol sem qualquer dano à nossa pele, como uma queimadura solar. De acordo com a quantidade de melanina, podemos dividir os tons de pele em seis categorias e cada tom de pele tem um período específico de tempo de exposição ao sol sem danos. A fórmula para calcular é:

Tempo de Proteção Natural da Pele X Fator de Proteção Solar = Quantidade de tempo que você pode ficar exposto ao sol

lina-levien-tonalidades-de-pele-hauttoene-hautfarben-skin-tones-colours

Existem também algumas características como a cor do olhos e do cabelo que podem ajudá-lo a encontrar o seu tom de pele. Não é completamente preciso, mas vai certamente dar-lhe uma boa orientação.

lina-levien-tom-de-pele-protetor-solar

Quando você está escolhendo o seu protetor solar você também deve considerar que eles são divididos em 2 grupos diferentes: filtros físicos e filtros químicos.

1. FILTROS FÍSICOS/MINERAIS: Estes sentam-se no topo da pele e criam um bloqueador físico que deflete os raios UV. Este tipo de protetor solar começa a fazer efeito assim que é aplicado na pele. Os ingredientes comuns são dióxido de titânio ou óxido de zinco e, por esta razão, deixam um aspecto branco após a aplicação. Se você está pensando em tirar fotos com flash direto você deve optar por outro tipo de protetor solar. Uma vez que deflete os raios UV, os protetores solares com filtros físicos podem ajudar a manter a pele irritada ou com vermelhidão fresca e calma, sendo desta forma ótimo para tipos de pele propensa à acne e sensível, como a das crianças. Você também pode encontrar bons ingredientes, como espinheiro marítimo, sementes de girassol e vários antioxidantes que ajudam a hidratar e nutrir a pele.

2. FILTROS QUÍMICOS: Estes absorvem os raios UV para que a pele não o faça. Eles se combinam com o óleo da pele para converter a luz solar em calor que se dissipa na pele. Eles utilizam ingredientes como avobenzona e octocrileno. Muitos protetores solares com filtros químicos têm texturas que são mais expansíveis e fluídos do que protetores solares físicos e podem funcionar mais fácilmente para todos os tons de pele, porque não há qualquer aspecto branco. No entanto, é importante aplicar um protetor solar químico, pelo menos, 20 minutos antes da exposição ao sol para que a fórmula tenha tempo de ser absorvida na pele. Além disso, quando em luz direta por períodos prolongados de tempo, protetores solares químicos podem degradar mais rápido do que os físicos, por isso é importante aplicar uma quantidade suficiente e reaplicar.

•••

Para mim, o melhor Protetor Solar deve ser e ter:

  • Alto em Óxido de Zinco (porque o seu espectro abrange UVB, bem como ambos os raios UVA-1 e UVA-2, enquanto o espectro do Dióxido de Titânio cobre apenas raios UVB).
  • Rico em antioxidantes (chá verde, vitamina C e E, extrato de mirtilo, etc.) e benefícios para a pele (manteiga de karité, alantoína, ácido hialurônico, glicerina, etc.)
  • Ingredientes mais limpos (porque isso importa muito para a minha preferência pessoal, embora eu seja mais indulgente com protetores solares já que é tão difícil encontrar um que seja o certo).
  • Mínimo resíduo branco (que com protetores solares físicos é difícil, mas qualquer melhora é uma conquista, afinal, eu não quero andar por aí com uma máscara branca.)
  • Ótima textura e aplicação (porque você quer usá-lo diariamente e se sentir confortável, certo? Quanto menos pegajoso e gorduroso, melhor!)
  • Funcionar bem sob a maquiagem (porque às vezes você quer ficar um pouco mais sofisticada e colocar maquiagem, e ninguém deveria ter que escolher entre beleza à longo prazo com protetor solar e beleza à curto prazo com maquiagem).

•••

Notas Adicionais:

  • Os raios UVB são mais fortes no verão, mas os raios UVA estão presentes em níveis bastante semelhantes durante todo o ano, incluindo dias nublados. O uso diário de filtro solar é altamente recomendado para proteger a pele e prevenir o envelhecimento.
  • Os melhores protetores solares são aqueles que nos protegem dos níveis UVA e UVB, comumente rotulados como amplo espectro (broad spectrum). Se você está vivendo em território asiático você encontrará a eficiência dos raios UVA marcados com sinais PA+. No entanto, você pode achar difícil comprar um protetor solar com PA++++ no resto do mundo. Os asiáticos estão bastante à frente quando se trata de fórmulas de cuidados com a pele, mas não somos capazes de encontrar seus cosméticos em todas as lojas locais. Felizmente, se você estiver interessado, você pode encontrar muitas opções para compra de marcas asiáticas na Amazon e outros mercados on-line.
  • Escolher um FPS 30 ou 50 é suficiente. Não significa necessariamente que um FPS 100 lhe dará tripla proteção comparada à de um FPS 30. A maioria das vezes você vai acabar com uma maior concentração de substâncias químicas nocivas ao escolher um FPS superior a 50.
  • Mesmo protetores solares com um FPS alto não fornecem proteção completa contra os raios UV. Por esta razão, mesmo se você usar a sua proteção solar antes de sair, você deve evitar exposição prolongada, especialmente durante o meio-dia, quando é mais intensa.
  • Para uma proteção adequada, a quantidade certa necessária de protetor solar para um adulto de tamanho médio é de aproximadamente 20-30 ml (6 colheres de chá). Para o rosto é 1 colher de chá. Aplicar uma quantidade menor reduz o nível de proteção.
  • Na maioria das vezes o FPS contido em Hidratantes, Primers e Bases não são suficientes para uma proteção adequada do sol. A melhor maneira de aplicar um protetor solar em sua rotina é após o seu hidratante. Se você quiser usar a Base com FPS você pode passar uma camada após o protetor solar, mas não substitua uma proteção adequada do sol por um cosmético de maquiagem.
  • Quando você está usando maquiagem você pode achar difícil reaplicar seu protetor solar. Neste caso, carregar uma base de almofada compacta (cushion foundation) com FPS pode ser útil.
  • Uma ótima dica se você quiser manter sua pele ainda mais protegida dos elementos externos, bem como neutralizar os danos à pele e a atividade de radicais livres é usar um serum antioxidante diário. Antioxidantes e FPS juntos são uma combinação perfeita para prevenir o envelhecimento prematuro.
  • Bebês e crianças têm a pele extremamente sensível e nunca devem ser expostos à luz solar direta sem proteção. É recomendado usar sempre um protetor solar com pelo menos FPS 25. Além disso, eles devem usar roupas de proteção e manter suas cabeças cobertas.

•••

Espero que você tenha gostado do post de hoje! Eu adoraria saber que tipo de protetor solar você usa e se você já encontrou aquele que você ama.

Desejo-lhe um ótimo verão!

Muitos beijos e até breve! 🙂

giphy-olaf

Foto: Giphy

lina-levien-ll-collective-pt

2 Comments Add yours

  1. Nara Avila says:

    Com certeza vai servir para o próximo verão, uma vez que hoje começou o nosso inverno. Embora tenhamos que usar um bom protetor sempre!
    Bjos Carol

    Liked by 1 person

    1. Lina Levien says:

      Estás certíssima, tia! Um bom protetor solar é sempre bem-vindo! Beijinhos!!

      Like

Leave a comment