DIY Beauty Secrets – O Método de Limpeza com Óleo

Olá á todos! Lina aqui. 🙂

Bem, o post de hoje pode ser um pouco controverso – no início – para muitos de vocês que estão lendo estas palavras pela primeira vez: Eu tenho 22 anos. Possuo uma pele muito oleosa na minha “zona T” e normal-para-seca no resto do meu rosto. Minha pele é muito sensível e eu limpo com óleo. Pe-pe-peraí! Óleo em pele oleosa? SIM!!

Você provavelmente está pensando que não faz sentido adicionar mais óleo à uma pele oleosa, mas fica comigo até o final deste post e eu poderei mudar a sua opinião. Então você escolhe por si mesma se este método vale a pena ou não.

Quando eu tinha 15 anos, comecei a cuidar da minha pele com cosméticos por uma simples razão: eu precisava controlar toda a produção de sebo da minha pele, como se houvesse algo errado com isso. Eu mudei algumas vezes entre algumas marcas de farmácia porque nenhuma delas estava realmente funcionando para mim. Eles removiam o óleo da minha pele? Sim, mas da maneira errada, tirando o óleo dela, fazendo as minhas células irem loucas e produzindo muito mais óleo para compensar a perda de umidade que aqueles limpadores causaram. E isso é algo que pode acontecer com muitos de vocês, porque a indústria de cosméticos nos faz acreditar que, a fim de controlar a nossa pele oleosa, temos de lavar e esfoliar com sabonetes, mousses e produtos químicos. Pode funcionar por alguns dias, mas em poucas semanas as manchas, espinhas e cravos voltarão. E é frustrante, exaustivo, caro e às vezes doloroso.

Então vamos começar com o básico: óleo, quando usado para massagear a pele, dissolve o óleo. A produção de óleo da nossa pele ocorre naturalmente simplesmente porque precisamos dela. Não é uma força do mal que precisamos lutar contra, ao contrário, aprender a trabalhar com a nossa pele vai nos trazer uma pele hidratada, protegida, viçosa e sem manchas.

Os óleos que eu recomendo para a limpeza são 3 Óleos de Base:

  1. Óleo de Jojoba
  2. Óleo de Amêndoas Doces
  3. Óleo de Coco (Virgem)

O princípio básico deste método é misturar 2 óleos, preferencialmente de Base, ambos com propriedades anti-inflamatórias e nutritivas. Quando você massageia a sua Mistura na pele, este processo irá abrir os poros, permitindo que todo o óleo que endureceu cheio de impurezas possa ser dissolvido e removido. Depois disso, você precisa remover toda a pele morta – eu sempre uso uma toalhinha bem molhada para isso – do seu rosto, pescoço e colo. O último passo é hidratação. Pode até ser com um dos óleos que você usou na sua mistura. 1-3 gotas devem ser suficientes para rosto, pescoço e colo. E pronto!

Por quê eu devo usar Óleos de Base?

Os óleos de base, ou transportadores, como eu expliquei aqui, são extraídos das partes gordurosas de uma planta e, por isso, são realmente ricos em ácidos graxos, como gordura saturada, ácido linoleico e ácido oleico. Nosso corpo não produz esse tipo de gordura, mas eles são necessários para a saúde das nossas membranas celulares. E isso resulta em uma pele saudável.

Por quê Óleos de Jojoba, Amêndoas Doces e Coco?

Jojoba age como um anti-inflamatório natural e é dito que sua composição, que é cerosa, é semelhante ao sebo natural da nossa pele. Amêndoas Doces é um óleo multiuso, também possui propriedades anti-inflamatórias e é rica em ácidos graxos. Ambos são ótimos para a pele seca e oleosa propensa a acne, ajudando a suavizar rugas, irregularidades no tom da pele, manchas de idade, psoríase e eczema. O óleo de coco tem esse aroma tropical inebriante e é altamente hidratante para a pele e os lábios. Pode ser muito bem usado sozinho, uma pequena quantidade deve ser o suficiente. Devo mencionar, porém, que o óleo de coco não é recomendado para aqueles de vocês com pele propensa à acne. Se você quiser um post explicando o porquê, me avise.

•••

Então, diga-me: eu consegui chamar a sua atenção e dar-lhe uma nova perspectiva maravilhosa sobre como cuidar da sua pele sem danificá-la? Se sua resposta for SIM, qual destes óleos você gostaria de experimentar? Deixe-me saber!

Muitos beijos e até breve! 🙂

Artigos relacionados e escolhidos a mão para ti:

lina-levien-7-ways-to-use-coconut-oil (2)
7 maneiras de usar o Óleo de Coco para a Saúde e Beleza
lina-levien-guide-essential-carrier-oils (2)
Guia para Óleos Essenciais e Carreadores

lina-levien-ll-collective-pt

2 Comments Add yours

Leave a comment